Inovação na cozinha: 3 técnicas que você precisa aprender

Inovação na cozinha

Não importa se você é daqueles que gostam de se aventurar na culinária no tempo livre ou se está diariamente preparando suas refeições. Conhecer algumas técnicas de inovação na cozinha pode te ajudar a renovar o cardápio, ganhar novas habilidades e até a salvar aquele prato que pode ter desandado enquanto estava sendo feito.

Por isso, o blog da Cia dos Frios preparou esse post com 3 técnicas de inovação na cozinha que você precisa aprender! Talvez, você já conheça de alguns programas culinários e sempre quis saber mais sobre como fazer e para quê serve. Então, a hora é agora! Continue a leitura até o final e confira!

1. Flambar

Vamos começar por uma das mais famosas técnicas. Provavelmente, você já viu ou deve ter ouvido falar sobre. Mas você sabe para quê ela serve?

Flambar tem o objetivo de fazer o álcool evaporar para que só o sabor da bebida fique nos ingredientes. Por isso, é preciso estar atento para escolher uma bebida que lhe agrade. Ao mesmo tempo, ela precisa ter um alto teor de álcool, caso contrário, não irá gerar chamas. Vinho e cerveja, por exemplo, não servem para ser utilizadas ao flambar.

É importante, também, tomar cuidado com a sua segurança ao colocar a técnica em prática: escolha uma frigideira de cabo longo e lembre-se de manter sempre o braço bem esticado. A frigideira já deve estar bem quente no fogo, contendo o alimento que está sendo preparado. Nesse momento, retire-a do fogo e incline para longe de você. 

Adicione, então, a bebida na borda interna. Volte com a frigideira, ainda inclinada, para o fogo e sacuda um pouco quando ela entrar em chamas, para ajudar o álcool a evaporar.Você pode experimentar essa técnica ao preparar um filé de tilápia flambado na cachaça ao molho de maracujá, por exemplo. O resultado é uma delícia!

2. Reduzir

A redução busca diminuir o volume de um líquido, deixando ele mais tempo no fogo e provocando a evaporação. Isso faz com que o sabor fique concentrado no líquido que restou. É uma técnica muito utilizada na preparação de molhos e tem um resultado delicioso.

3. Espessar

Por fim, uma técnica útil para engrossar molhos e caldos. Ela é possível com o auxílio de alguns ingredientes específicos, como a mistura de manteiga e farinha de trigo. No entanto, qualquer tipo de amido, gemas e creme de leite são outros itens que ajudam a espessar uma preparação.

Agora que você já conhece 3 técnicas de inovação na cozinha, chegou a hora de colocá-las em prática aí na sua casa. Depois, conta nas nossas redes sociais ou aqui mesmo nos comentários do post qual foi o resultado! Ah, e continue de olho aqui no nosso blog para mais dicas como essas!