3 ideias para harmonizar vinhos com peixes

harmonizar vinhos com peixes

Incrivelmente deliciosos, os peixes podem fazer parte de entradas e pratos principais muito saborosos e irresistíveis. E para acompanhar esses pratos, nada melhor do que aprender como harmonizar vinhos e peixes.

Mas você sabe por que essa é uma dupla tão famosa e elogiada? E como fazer essa harmonização? Qual o tipo certo de vinho para cada peixe? Com certeza, essas dúvidas podem surgir, principalmente se você é uma pessoa exigente na cozinha!

Quer tirar essas e outras dúvidas? Então, leia esse post até o final. Vamos te apresentar, a partir de agora, 3 ideias para harmonizar vinhos com peixes.

O que significa harmonizar?

Em primeiro lugar, precisamos deixar bem claro o que vem a ser a harmonização. Ela tem como objetivo garantir que os sabores, tanto do vinho escolhido como do peixe, possam ser valorizados e conversem entre si. Isso vai garantir que você tenha uma experiência gastronômica bastante poderosa e única.

Dito isso, vamos agora aprender propriamente como fazer a harmonização entre esses dois elementos em uma mesma refeição.

1. Conheça o acompanhamento do prato

Para uma harmonização correta, não basta conhecer apenas o tipo de peixe que será servido. É preciso estar de olho também no acompanhamento do prato. Isso porque, sem dúvida, esse acompanhamento terá um efeito decisivo no sabor final da refeição e pode ser determinante no momento de definir qual vinho deve compor o cardápio.

Ao mesmo tempo, tenha em mente também qual será a forma de preparo do peixe em questão. Ela é mais uma das variáveis a serem levadas em conta na escolha do vinho.

2. Vinhos brancos não são os únicos

Em geral, os peixes estão envolvidos em pratos leves. Por isso, o vinho a acompanhar também deve ser leve. Nesse sentido, os vinhos brancos são logo lembrados para fazer parte da harmonização.

No entanto, apesar desse tipo ser realmente uma boa escolha para os pratos com peixe, outros vinhos também podem e devem ser utilizados. Em alguns casos, inclusive, eles irão harmonizar até melhor.

3. O vinho ideal para cada peixe

Pensando em facilitar a sua refeição, separamos aqui alguns peixes presentes nos pratos brasileiros e o vinho que pode ser utilizado com cada um deles. Acompanhe!

Tilápia

Peixe de água doce, o peixe tilápia pode ser harmonizado com um espumante com nota de amêndoas ou um vinho Pinot Grigio. Entre os pratos de tilápia que são excelentes para harmonizar, estão o filé de tilápia à parmegiana, tilápia grelhada com alcaparras e filé de tilápia ao molho shoyu.

Salmão

De carne mais macia e sabor marcante, o salmão é um peixe mais sofisticado, originário das águas da Europa e da Ásia. Um espumante rosé faz uma bela dupla com um prato contendo salmão. Além dele, os vinhos brancos Chardonnay e o vinho tinto Pinot Noir também caem bem.

Atum

Geralmente servido selado ou cru, o atum pode ser harmonizado com os vinhos brancos da uva Pinot Grigio ou um Barbera.

Bacalhau

Clássico das refeições de Páscoa que também pode estar presente em pratos durante o resto do ano, o bacalhau pode combinar com um vinho tinto mais encorpado, especialmente se for bem temperado. Entretanto, se for servido em posta, um vinho branco verdejo é uma excelente escolha.

Agora que você conferiu 3 ideias para harmonizar vinhos com peixes, é hora de encantar seus convidados e arrasar ainda mais no sabor da sua preparação! Quer mais dicas como essa? Então, continue de olho aqui no blog da Cia dos Frios!